sábado, 21 de julho de 2012

Hospital Unimed em Juazeiro amplia em 80% a capacidade de atendimento

Secretário de Saúde Ubiratan Moreira/Foto Carlos Laerte

 

 

Uma concorrida solenidade marcou na manhã deste sábado (21), a entrega das novas instalações do Hospital Unimed em Juazeiro. O Hospital, que  passava por uma série de obras de reforma e ampliação desde julho do ano passado, ampliou em 80% sua capacidade de atendimento. Durante a inauguração das novas instalações, o público presente visitou o laboratório próprio, as modernas unidades de endoscopia e colonoscopia, dois elevadores, além de mais uma sala de cirurgia e os novos leitos, que aumentam a capacidade do hospital para 62 unidades de internamento, com mais segurança, conforto e qualidade.

 

Com a nova estrutura, segundo o diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano de Amorim Viana, o Hospital Unimed em Juazeiro, que já é considerado uma referência em excelência médica na região, dinamiza o atendimento nas áreas de pediatria, clínica médica e clínicas cirúrgicas. “A partir de agora, a Unimed Vale do São Francisco, que conta hoje com 290 médicos cooperados, vai proporcionar, ainda mais, um melhor atendimento aos 42 mil beneficiários, além daqueles do Sistema Unimed em todo país”.

 

Representando na oportunidade o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Moreira destacou o empreendedorismo da Unimed Vale do São Francisco, enfatizando ainda a importância social do Hospital para o município. “Com a concretização desta obra, que vem ampliar em 80% a capacidade de atendimento, Juazeiro passa a contar com um parceiro mais completo e com a qualidade dos serviços de uma marca que todos confiam”. Depois do corte da fita inaugural, o padre Donizete Soares fez a benção das novas instalações e  foi servido um delicioso café da manhã para os convidados.

 

A inauguração do Hospital Unimed em Juazeiro, em 18 de dezembro de 2009, foi considerado um marco para o posicionamento da Unimed Vale do São Francisco enquanto a maior operadora de planos de saúde da região.  A marca do desenvolvimento tecnológico, científico e sobretudo  humano, está presente, e agora ampliada, em cada um dos espaços desta moderna unidade de serviços médicos, da recepção atenciosa ao avançado e bem equipado centro cirúrgico.



Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aldeia do Velho Chico chega à oitava edição

O Festival acontece de 3 a 18 de agosto e contempla todas as linguagens artísticas/foto divulgação


Teatro, dança, cinema, fotografia, artes visuais, música, literatura, artesanato e culinária marcam presença na programação do VIII Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico. Realizado pelo Sesc Petrolina, o Aldeia é um desdobramento do projeto nacional Palco Giratório, e promove o intercâmbio artístico, qualifica a produção local e fomenta o gosto pelas mais variadas linguagens da arte.

O Festival acontece de 3 a 18 de agosto em polos espalhados pela cidade, como o Sesc Petrolina, a Catedral, o Museu do Sertão, o Bambuzinho, a Praça Dom Malan, a Porta do Rio, a Orla e a Ilha do Massangano, além de dez bairros da cidade. Juazeiro (BA) recebe ainda parte da programação, no Centro Cultural João Gilberto. O Aldeia mobiliza, em média, 1.000 artistas por edição, promovendo mais de 100 atrações locais e nacionais e movimentando um público de 70 mil pessoas durante os 16 dias de programação.

Segundo o coordenador do Festival Aldeia do Velho Chico, Jailson Lima, as novidades desta edição são a ampliação da oferta de ações nas linguagens de artes visuais e literatura. “Este ano, estamos com uma programação mais forte de artes visuais e literatura, com exposições, mostras, performances, recitais, contação de histórias, lançamento de livros e conversas literárias”, diz Jailson. “Entre os convidados estão Elisa Lucinda, Marcelino Freire, Chico Pedrosa, Virgilio Siqueira, Claudete Galvão, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga”, acrescenta.

“Pela primeira vez, estamos realizando a Mostra Itinerante de Artes por dez bairros do município que recebem oficinas artísticas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. O Festival também vai chegar a essas comunidades com apresentações artísticas, beneficiando os alunos e suas famílias”, conta Jailson Lima. As oficinas nas escolas antecipam o Aldeia, começando hoje (19.07) com a capacitação de professores e instrutores de arte. Na próxima quinta (26.07), será a vez dos alunos participarem de oficinas de Teatro de Rua, Cerâmica, Stencil, Dança Contemporânea, Dança Popular, Percussão, Teatro, Vídeo e Literatura de Cordel.

As artes visuais estarão presentes nas prévias e durante o Festival. Neste sábado, dia 21, estreia no Museu do Sertão, a exposiçãoMemória Instantâneo – Retrospectiva Fotográfica do Festival Aldeia do Velho Chico. Em agosto, no dia 02, a partir das 20h, a Galeria de Artes Ana das Carrancas recebe a exposição Figura, Paisagem e Natureza Morta, que traz pela primeira vez a Petrolina, os artistas plásticos de renome internacional, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga.

No dia 3 de agosto, o Festival inicia com o Abre Alas Pro Velho Chico, um cortejo que sai do Sesc Petrolina às 16h, passa pelas ruas da cidade e segue em direção à Porta do Rio, com atrações nas mais variadas linguagens. Na Orla, acontecem as apresentações de Aurinha do Coco, Afoxé Filhos de Zaze, Baque Opará, Samba de Veio e Tio Zé Bá.

A programação conta ainda com espetáculos teatrais, como Nem Sempre Lila (PE), Classificados Poéticos (AL), Vila Tarsila (SP); espetáculos de dança, como Eu vim da Ilha (PE), O Sertão é Lindo (BA), In-organic (RJ); sessões de cinema e recitais literários. As ações formativas também estão presentes, com oficinas, debates e palestras, para alunos das escolas da rede pública de ensino e para a classe artística.

O Virarte encerra a oitava edição do Aldeia do Velho Chico com 12 horas de atividades ininterruptas nos diversos espaços do Sesc Petrolina, das 16h do dia 18 de agosto até as 4h do dia 19 de agosto. Na programação, estão espetáculos de teatro e dança, performances de artes visuais, cinema, e as apresentações musicais de Alessandra Leão e Grupo Samba Gafanhoto, além de um café da manhã musical, com Taline Clara.



Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação

"Workshop do National Mango Board divulga estudo inédito de uso e atitudes do consumidor americano"

Workshop/foto Carlos Laerte-divulgação

 

A sexta edição do Workshop do National Mango Board no Vale do São Francisco, realizada durante a manhã e tarde desta quinta-feira (19), em Juazeiro-BA, revelou em primeira mão para todo o Brasil, os resultados de um estudo de uso e atitudes do consumidor americano, que deixou os produtores e exportadores de manga da região bastante satisfeitos.

Segundo o estudo do NMB - organização de promoção e pesquisa da manga, supervisionada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que visa aumentar o consumo de mangas frescas nos EUA, na primeira parte do levantamento, realizada em 2007, mais da metade dos consumidores americanos não sabiam sequer manusear, ou seja, escolher, cortar, degustar uma manga. A mesma pesquisa foi feita no ano passado, ouvindo aqueles que consumiram manga nos últimos seis meses, e o resultado agradou em cheio os especialistas do NMB: apenas 1/4 dos americanos ouvidos mantinham o desconhecimento para com o manuseio da fruta.

De acordo com a Diretora de Relações Setoriais do National Mango Board, Marilda Peele, os resultados deste estudo comprovam a importância da atuação da entidade nos Estados Unidos, bem como, nos principais países exportadores de manga para os EUA, a exemplo do México, Perú, Equador, Guatemala, Haiti e Brasil.

“Neste VI whorksop realizado no Vale do São Francisco, como nos demais eventos que promovidos nestes países, procuramos atualizar informações gerais sobre o mercado norte-americano, programas de marketing, pesquisas e boas práticas. O Brasil ocupa o quarto lugar em volume de exportações, tendo enviado aproximadamente 6 milhões de caixas de mangas para os Estados Unidos em 2011.

Deste montante, o Vale do São Francisco responde por 100%, o que nos impulsiona, em parceria com a Valexport, a voltar a cada ano com um evento mais consistente e de retorno para produtores, gerência de packing houses, terceirizados para colheita, profissionais de segurança alimentar, exportadores e representantes de toda a cadeia produtiva da manga”, concluiu Marilda Peele.

Durante o evento, que foi aberto pelo Coordenador dos Programas de Exportações da Valexport, Tássio Lustoza, foram discutidos ainda os temas, Manejo da Floração da Mangueira e Manejo da Poda, com o professor Thomas Davenport, da Universidade da Flórida; Boas Práticas Agrícolas, que foi apresentado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Paulo Roberto Coelho Lopes e Boas Práticas de Fabricação, ministrado também pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Joston Simão de Assis. Encerrando o ciclo de palestras com o assunto, Benefícios da Manga para a Nutrição e Saúde, o diretor de pesquisas do NMB, Leonardo Ortega.

 

-Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Alunos de Camaragibe ganham com programa que capacita professores

Foto/divulgação

 

Cerca de 400 professores, diretores de escolas e funcionários da Secretaria de Educação de Camaragibe se reuniram na manhã desta quarta-feira (18), na casa de eventos Palatino, KM 4 de Aldeia, Região Metropolitana do Recife, para o encontro semestral do Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino. O projeto, implantado há oito anos, no início da gestão do prefeito João Lemos (PCdoB), oferece cursos de capacitação para professores.

"Durante esses oito anos o governo deixa um legado de mais de 500 horas de curso extra para professores, através de capacitação com especialistas nas áreas de português, matemática, história, geografia, ciências e artes", conta Simonia Ribeiro, representante da diretoria de ensino de Camaragibe.    

Segundo Simonia, encontros como o desta quarta servem para debater temas atuais que envolvem docentes e segmentos da rede de ensino. "A importância da ampliação do universo cultural do professor é o que deve ser o foco daqui, pois esse aperfeiçoamento tem refletido no aprendizado dos alunos."

A diretora da Escola Municipal Nova Santana, Rosimary Nascimento, também aprova o Programa de Formação Continuada. "É uma valorização do profissional. Melhora a formação e a autoestima do professor. O que faz o aluno ficar mais interessado nas aulas.”

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA                 

- Duas horas quinzenais para momentos de estudos do professor na escola;                                                                                     

- Quatro horas mensais de formação com especialistas nas áreas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e artes.                                                                                                                     

- Quatro horas semestrais com os Fóruns de Educação para debater temas atuais

- Somente em 2012, 400 notebooks foram entregues a professores de Camaragibe, ação que faz parte do projeto "Tecnologia na sala de aula".

 

Da Assessoria de Imprensa

Novo Código Penal: Armando integra comissão

Armando Monteiro/foto Moreira Mariz - divulgação

 

 

O presidente do Senado, José Sarney, anunciou nesta terça-feira (17) os senadores indicados pelos blocos partidários para compor a comissão especial que analisará o anteprojeto do novo Código Penal (PLS 236/2012).Os titulares são Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Armando Monteiro (PTB-PE), Benedito de Lira (PP-AL), Clovis Fecury (DEM-MA), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Jorge Viana (PT-AC), Magno Malta (PR-ES), Pedro Taques (PDT-MT) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

 

Os suplentes são Ana Rita (PT-ES), Eduardo Amorim (PSC-SE), Gim Argello (PTB-DF), Jayme Campos (DEM-MT), José Pimentel (PT-CE), Luiz Henrique (PMDB-SC), Marta Suplicy (PT-SP), Sérgio Souza (PMDB-PR) e Vital do Rêgo (PMDB-PB).

 

O anteprojeto do novo Código Penal foi elaborado por uma comissão de juristas presidida pelo ministro do STJ Gilson Dipp. O texto teve como relator o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves.A proposta prevê mudanças polêmicas: transforma a exploração dos jogos de azar em crime; descriminaliza o plantio e o porte de maconha para consumo; amplia possibilidades do aborto legal; e reforça a punição a motoristas embriagados. O projeto também endurece o tratamento penal da tortura e criminaliza o bullying.

 

A comissão de 11 senadores será responsável por discutir o projeto e propor mudanças antes de sua votação pelo Plenário. Todas as propostas relacionadas ao tema em tramitação na Casa serão anexadas ao anteprojeto do novo código.

 

 

Fonte: Agência Senado

 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Conselho Regional do Sest/Senat se reúne em Petrolina

Foto/Carlos Larte/Divulgação

 

Dando continuidade a política de descentralização e interiorização das ações, o Conselho Regional do Sest/Senat  Nordeste III se reuniu na última sexta-feira (13) em Petrolina-PE, com a participação de toda a diretoria, inclusive do vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte e presidente da Federação de Cargas do Nordeste, Newton Gibson. Durante o encontro, que contou também com a presença de representantes dos trabalhadores (taxistas, autônomos, passageiros, mototaxistas), e empresas do setor de transportes de carga e de passageiros, foram discutidos vários assuntos administrativos e da política de transportes nos Estados de Pernambuco e Alagoas.

 

De acordo com Newton Gibson, que também é presidente do Conselho, a reunião ordinária foi extremamente proveitosa. “Descentralizando as decisões, aumentamos a participação de todas as unidades, permitindo ainda que as diretorias e suas equipes realizem um maior intercâmbio de informações. Isto é um fator fundamental para o crescimento do Sest/Senat”, avaliou.

 

Newton Gibson também aproveitou a visita para comemorar, junto com a unidade do Sest/ Senat de Petrolina, a segunda colocação no prêmio Gestão Operacional 2011, conquistada no último mês de maio, quando esta unidade disputou com mais 139 unidades participantes de todo o país. “Esta conquista representa o fortalecimento da assistência aos trabalhadores. Petrolina concorreu com outras cidades que também possuem uma boa estrutura, então esse prêmio ressalta o quanto as ações aqui são bastante positivas. A gente recebe com orgulho e serve de incentivo para os serviços prestados”, concluiu o vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte e presidente da Federação de Cargas do Nordeste.

 

 

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação